Conduzindo organizações na travessia para uma nova era

Sobre o livro

Vivemos um momento de profunda transformação na sociedade e de construção das bases para uma nova economia. Numa perspectiva individual, há amplo acesso a informações e conhecimento, elevação de consciência e reflexão sobre nosso propósito de vida pessoal e profissional. No âmbito coletivo, vemos diversas instituições tradicionais (empresas, governos, mídia, academia etc) sendo questionadas por startups digitais e negócios sociais. Ainda, vemos o sistema econômico atual dando sinais de colapso ao ignorar os limites de seres humanos, sociedade e planeta.

Momentos como esse demandam exploração, ou seja, busca por novos caminhos até então desconhecidos, pois a única certeza que temos num contexto de transformação contínua é que “nada é certo e tudo muda”. É hora, portanto, de assumirmos nosso espírito explorador e navegarmos em busca de soluções para um mundo melhor, para nós e para as próximas gerações. Esse é o pano de fundo do livro escrito por Leandro Jesus.

CLIQUE AQUI para adquirir o livro – disponível também na Amazon em formato digital ou físico.

Conteúdo do livro

O livro se propõe a discutir como remover âncoras que “prendem” instituições tradicionais no século passado e restringem sua capacidade em navegar rumo à nova economia do século 21. São ao todo 12 capítulos, conforme abaixo:

  • Capítulo 1: A exploração no século 21
  • Capítulo 2: Removendo a âncora ‘lucro pelo lucro’ – a busca por um propósito maior
  • Capítulo 3: Removendo a âncora ‘liderança egocêntrica’ – a busca por consciência
  • Capítulo 4: Removendo a âncora ‘produtos e serviços sem sentido’ – a busca por experiências
  • Capítulo 5: Removendo a âncora ‘trabalho escravizante’ – a busca por realização profissional e pessoal
  • Capítulo 6: Removendo a âncora ‘ hierarquia e centralização de poder’ – a busca por redes e ecossistemas
  • Capítulo 7: Removendo a âncora ‘resistência ao desconhecido’ – a busca por empreendedorismo e inovação
  • Capítulo 8: Removendo a âncora ‘processos rígidos’ – a busca por agilidade
  • Capítulo 9: Removendo a âncora ‘escassez de informações’ – a busca por inteligência
  • Capítulo 10: Removendo a âncora ‘ênfase na posse de ativos’ – a busca por acesso
  • Capítulo 11: Removendo a âncora ‘degradação social e ambiental’ – a busca por sustentabilidade
  • Capítulo 12: A travessia por setores da economia (educação, saúde, finanças, varejo, mobilidade urbana, administração pública, democracia digital)

Coautores

Os capítulos do livro contaram com a colaboração de outros profissionais, todos exploradores em sua própria trajetória de transformação pessoal e profissional.

Financiamento coletivo

A impressão da versão física do livro ‘Exploradores de um mundo em transformação’ foi lançada entre setembro e outubro de 2017 como um financiamento coletivo na plataforma Catarse (ver aqui). Em cerca de 30 dias, conseguimos alcançar cerca de 180% da meta estipulada, com apoio de 114 pessoas de 16 diferentes Estados do Brasil e mesmo do exterior.

Por que um financiamento coletivo?

Porque acreditamos no poder das redes e da colaboração. O livro foi lançado de forma independente, não vinculado a uma editora, justamente porque acreditamos que a nova economia vem para questionar o papel de intermediários e valorizar a colaboração direta entre as pessoas. Assim, diversos capítulos do livro foram criados e revisados junto com contribuições de vários colegas. Nada mais coerente do que ser impresso e distribuído também de maneira similar. Com essa campanha, procuramos fazer também com que essa mensagem chegasse a um maior número de pessoas que acreditam que estamos passando por num momento de transformação, individual e coletiva, e buscam se reinventar frente a isso.

Abaixo um vídeo do Leandro Jesus que fala um pouco sobre essa experiência.